Esse monstro chamado Bullying


Ontem recebí uma notícia que me deixou profundamente chocada. Uma pessoa muito ligada à mim teve um colega de sala transferido de escola por não suportar a pressão causada pelas piadinhas grosseiras feitas sobre ele desde sua chegada ao colégio no início do ano. O garoto, que fora criado numa cidade pequena, não esperava encontrar o mesmo ambiente escolar no qual estava habituado, uma vez que as escolas eram de tamanhos bem diferentes. Quando colocou seus pés no que imaginava ser sua nova "casa" esperava encontrar alguns grupinhos já formados dentro da sala, mas até ai, tudo normal.
Pois então, a receptidade não foi nem um pouco amistosa. Sei bem como funciona a interação entre os jovens quando somos adolescentes tímidos, como era o caso dele, pois fui uma adolescente assim. A adolescência já é uma fase por si só complexa demais. Há situações em que queremos ficar invisíveis. Mas na maioria das vezes queremos só ser aceitos. Basta um "oi" ou um "e aí?", já que não estamos ainda falando de homens e mulheres de "Bons dias"  ou "Boas tardes".  Simples assim.
Para alguns colegas ele era mais um adolescente tímido. Mas para três, que sem o menor pudor venho aqui chamar de marginais, ele era o alvo perfeito. Tudo nele servia para diminui-lo, humilhá-lo perante os outros.  Esses covardes tem total ciência do que fazem e sentem um prazer mórbido nisso. Por que? Qual a graça em destruir a felicidade de alguém? A sua felicidade depende da infelicidade do outro?
Ontem, no auge da minha indignação tentei colocar-me no lugar dos pais dessas criaturas do mal e do quanto eles devem estar infelizes por ter filhos assim. Rogo a Deus para nunca ter um filho que faça isso a alguém. 
Coloquei-me no lugar do pai do aluno tímido e minha revolta foi direcionada para a escola. Como essa deixou que tudo isso chegasse a esse ponto?
Existem sinais para que a coisa toda tenha esse ou aquele desfecho. 
Há tempos ví um documentário sobre uma jovem norte americana que matou-se por motivo semelhante. A escola, no caso dela, havia sido notificada várias vezes. E nesse caso, será que foi?
E por fim, pensei no garoto, na sua revolta, tristeza, no seu desamparo a ponto de entregar os pontos e dizer: "chega, não aguento mais". 
Acho que devemos tirar uma lição para todos nós. Se você estiver sofrendo bullying, denuncie.
Se você sabe de algum caso, denuncie tambem, pois a conivência gera a impunidade e muitas vezes a vítima sente-se tão desamparada que não tem forças para pedir ajuda.
Às escolas, que fiquem mais atentas aos sinais dos alunos e não se omitam. Não adianta resolver depois. O problema deve ser detectado para que não aconteça; E aos adolescentes de um modo geral não se esqueçam de que tudo começa com brincadeiras, mas quem sofre bullying não acha a menor graça.


Ps: Os nomes dos envolvidos e o da escola SÓ FORAM OMITIDOS porque prometí à pessoa que me contou que não citaria no post. Mas por mim colocaria nomes e sobrenomes, Razão Social e endereço.

Comentários

Postagens mais visitadas