Aonde realmente estamos?

Ontem ao ligar para uma empresa que me atende no setor de impressão fui surpreendida com o seguinte diálogo:
- Boa tarde!
- Boa tarde. Eu gostaria de falar no setor de produção.
- Qual a pessoa que te atende neste setor?
- Humm (eu tentando me lembrar)... acho que o nome é Ana Paula. Isso, Ana Paula.
- Obrigada pela informação senhora, vou transferí-la para o setor que a partir de agora passou a se chamar corporativo 03.
- Minha ligação foi transferida e uma voz feminina me atende, eu ironicamente não sabia se me referia a ela como Ana Paula ou corporativo 03. Aí decidí perguntar. Ana Paula?
- Sim, sou eu
- Meu nome é Cláudia Braga, mandei para a produção uns trabalhos por email e gostaria de saber se há alguma dúvida ou até mesmo previsão de entrega.
Ela me diz que vai checar com a "Célula". 
Eu penso (Hã?, Heim? Como assim?). Ela volta e me diz que o trabalho está quase pronto e que será entregue em uma hora. Que a partir de então a minha agência será atendida por uma célula composta por 3 elementos x. Muito educada em sua explicação e em sua despedida, agradeço e desligo ainda com uma certa sensação de "sei lá-entende?!". Tudo é impessoal, não há nomes. As empresas viraram corporações e são de vários países. Não têm cara. Isso não é organização: é uma forma de tornar tudo mais descartável. Não se trocam pessoas. Trocam-se peças de um tabuleiro, ou de uma máquina. É uma maquiagem perfeita, como a risada mortal do coringa. Enquanto o mundo se rende à big brothers, contratos milionários de jogadores de futebol, escândalos nojentos de políticos inescrupulosos esfregados em nossas caras, da magreza esquálida de modelos de infâncias perdidas, Copa do mundo chegando, tudo tampona o que Aldous Huxley previa em 1932: o admirável mundo novo. Pára tudo que eu quero descer. Ah! E dêem-me a pílula vermelha. Quero continuar me indignando e vendo a matrix por dentro.

Comentários

  1. impressionante é a presunção das empresas, principalmente das grandes, acharem q td mundo tem q entender do procedimento q inventaram na semana passada e q a partir de agora será chamado de H2SO4... a alguns dias vai ser preciso fazer integração de uma semana só pra poder fazer uma ligação de um minuto...

    bjo Natchios

    seu blog tá lindo

    P

    ResponderExcluir
  2. TRIMMMMMMMMMM...CONECTANDO, CONECTADO!
    PERDIDO, NÚMERO DE SÉRIE: 35100002569...

    CONCORDO EM TUDO...
    GRANDES CORPORAÇÕES, MUITOS CÓDIGOS, NENHUM MATERIAL HUMANO...
    ESTAMOS SENDO ROBOTIZADOS!
    BJOS

    ResponderExcluir
  3. Borboleta,
    Putz...fiquei pensançando, matutando, onçando, digerindo esse texto e nossa conversa...
    Conversar com vc, entre outras coisas, nos faz enchergar nossos próprios monstros (os criativos, os pecadores, os medrosos, ...).
    Carambola...Saiu até post novo...rs...

    Agora...é bola pra frente: cheirei o queijo e vi que estava ficando podre...é hora de correr pro labirinto e procurar um posto novo...
    Mudanças virão (ou pelo menos espero, estou com ideias borbulhando...)...


    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Depois da lição nos trazida por Aldous Huxley,vejo-me diante do sarcástico drama vivido no filme "Laranja Mecânica". É quando na atualidade os sistemas grupais se mostram com as engrenagens fracas,sem manutenção, enferrujando, emperrando talvez por ausência do óleo lubrificante ou mesmo por falha do operário incapaz. Há que se refletir...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas