A Intolerância nossa de cada dia!

Ontem, em meio à correria do trabalho, dos prazos diminutos e da pressão normal a qualquer profissional nos dias de hoje, entre vários emails que TENHO que ler, checados quase que de hora em hora, um em especial me chamou a atenção. Não veio de cliente, fornecedor, não trazia orçamento, não pedia alterações de layout, nada disso. No subject (assunto), duas palavras: "Quero colo..." . Aquilo já me causou estranheza ainda mais quando ví que o email havia partido de um endereço supostamente sério. (Óbvio que fui checar se não era virus e se o endereço de email do remetente realmente existia, afinal não sou nenhuma analfabyte). Sim, o email existia, o IP da máquina estava lá. Mas o que me sensibilizou, além das duas pequenas e fortes palavras que traduziam o contexto da mensagem, foi uma matéria de jornal que veio anexada ao mesmo. Tive o cuidado de checar a fonte também e ví que a matéria havia saído do jornal "O Globo" de ontem, na verdade, apenas uma nota bem pequena. Mas o suficiente para mobilizar alguém a me escrever, me pedir colo e em minha leitura, pedir-me emprestado minha voz (?!). Perdoe-me se meu entendimento foi errado, mas vou aproveitar o espaço para citar o fato. A nota no jornal citava um episódio ocorrido no Colégio Santo Agostinho do Rio de Janeiro. Numa aula de Ética (pasmem), a professora teria dito que "branco tem que se casar com branco e negro tem que se casar com negro". Havia uma menina negra na sala. O caso foi levado à diretoria da escola e ainda não sabemos o seu desfecho.

http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/posts/2011/05/04/a-coluna-de-hoje-378262.asp

Recebí o email de alguém do RJ que se sentiu indignado, ofendido, desamparado a ponto de pedir colo a uma desconhecida. Talvez porque partilhe da mesma indignação sobre o que o ser humano se transformou hoje. Sem querer fazer juízo de valor, mas mataram Bin Laden e disseram que fizeram justiça. Se isso for justiça, todos terão permissão pra matar então: pelo que reza a lei dos homens, ele teria que ser preso, ido a julgamento e aí sim a justiça seria feita. Justiça e vingança viraram sinônimo.
Assim como ser mulçumano é ser terrorista, na cabeça idiota e pequena de alguns ocidentais, na Irlanda, os terroristas são católicos, e aí? 
No Brasil somos o que? Um mexidão de descendentes de imigrantes, com pitadas de nacionalidades diversas. Acho que somos globalizados muito antes da globalização acontecer no mundo todo. E se uma cor de pele for motivo para não unir um casal, então para que serve o amor?  Deixem as pessoas no mundo da vingança, do preconceito, do ódio e da "Ética"? ... que raio de Ètica essa desgraçada ensina? Essa professora tem que ir para a cadeira. Que coisa mais feia. Tentamos ensinar às crianças o oposto de tudo o que os adultos estão fazendo. Que prevaleça o amor, a tolerância, a justiça verdadeira, a igualdade e acima de tudo, a paz. Quem quer colo, seja bem vindo!

Comentários

  1. Olá CLaudinha.. (se é que me permite tal intimidade). Mas lendo esse texto, e imaginando um filho meu na mesma sala e me relatando o ocorrido, sei não, mas das duas uma! Ou tiraria ele de imediato dessa escola ou de imediato pediria a cassação do direito dessa pessoa lecionar.
    Se não pudermos ser um mundo de iguais, então que graça tem em se fazer amizades. Porque cresci aprendendo que um amigo é mais que tudo quando precisamos. Esses não tem credo, cor, tamanho e sexo, são pessoas somente. Iguais a mim, iguais a você.
    Depois de ler uma brutalidade dessa, penso que "Também Quero Colo".

    ResponderExcluir
  2. Claudinha, você, como sempre, falou tudo! Tenho medo dessa nossa sociedade atual, que, depois de tudo o que já vivenciou, não aprendeu a pregar o amor, a igualdade, a tolerância. Estamos evoluindo tanto, mas, ironicamente, estamos indo para cada vez mais longe de tudo aquilo em que algumas poucas pessoas acreditam.

    ResponderExcluir
  3. Embora um pouco tarde... Permita-me dizer que também "QUERO COLO"...
    Difícil acreditar que um ser que se diz racional é capaz de tanta mediocridade, tanta atrocidade quanto tem ocorrido por esse mundo afora...

    ResponderExcluir
  4. Excelente post e partilho de tudo que escreveu!
    Cada vez mais muitos tornam-se desumanos, estúpidos e cruéis...será toda tecnologia não serviu para nada, além de tornar as coisas mais fáceis??? Muda-se apenas a arma que mata, mas a atrocidade continua ditando a ordem do dia de muitas pessoas...e o pior, muitas dessas pessoas, possuem algum tipo de poder em mãos, e com isso, forjam seres piores que eles... complicado...
    Peço colo tb e assombro à Deus para não me tornar igual...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas